Tipos de pavimentação
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO DE ESTRADAS E PAVIMENTAÇÃO
Tipos de Pavimentação
São Luís
2014
Quais são os principais tipos de pavimentação rodoviária existente no Brasil? Quais são suas características técnicas (descrição)? Quais são suas vantagens e desvantagens? Qual é a mais aplicada no Brasil? E por quê?
1 - TIPOS DE PAVIMENTAÇÃO RODOVIÁRIA EXISTENTES NO BRASIL
1.1 - PAVIMENTOS FLEXÍVEIS (Asfálticos)
São aqueles em que todas as camadas constituintes sofrem deformação “elástica” significativa sob o carregamento aplicado e, portanto, a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas. As camadas constituintes não trabalham à tração e, normalmente, são constituídos de revestimento asfáltico delgado sobre camadas puramente granulares. A capacidade de suporte é função das características de distribuição de cargas por um sistema de camadas sobrepostas, onde as de melhor qualidade estão posicionadas mais próximas da carga aplicada.
O dimensionamento clássico do pavimento flexível é função da resistência à compressão (Índice de Suporte⁄CBR) do subleito e da carga do tráfego, também considerando as características geotécnicas dos materiais a serem empregados nas múltiplas camadas da estrutura projetada, em que na definição da espessura de cada camada considera-se o valor da sua capacidade de suporte (IS⁄CBR) e da carga atuante. Salienta-se que o material solo não resiste a esforços de tração.
1.2 – PAVIMENTOS RÍGIDOS (Concreto de cimento)
Considerado como sendo aqueles em que o revestimento/base tem uma elevada rigidez em relação às camadas inferiores e, portanto, absorve praticamente todas as tensões provenientes do carregamento aplicado. Exemplo típico: pavimento constituído de lajes de concreto de cimento Portland. Seu dimensionamento é baseado em propriedades resistentes da placa de concreto de cimento,