Tipos de Pavimentação
Os diferentes tipos de pavimento asfálticos foram criados com o objetivo de melhorar as condições de segurança e conforto dos usuários, já que as vias são submetidas a esforços horizontais e verticais.
Os pavimentos rodoviários podem ser classificados tradicionalmente em dois tipos básicos, os pavimentos flexíveis e pavimentos rígidos:
Pavimentos Flexíveis: aqueles cujo revestimento e feito com materiais betuminosos (ou asfálticos). Esses tipos de pavimentos são chamados de "flexíveis" desde que a estrutura total do pavimento apresente deflexão de acordo com a cargas de tráfego. Uma estrutura de pavimento flexível é composto por uma mistura constituída basicamente de agregados e ligantes asfálticos. É formado por quatro camadas principais: revestimento asfáltico, base, sub-base e reforço do subleito. O revestimento asfáltico pode ser composto por camada de rolamento em contato direto com as rodas dos veículos e por camadas intermediárias ou de ligação, por vezes denominada de binder;
PAVIMENTO FLEXÍVEL (Representação Esquemática)
1 - A carga se distribuí em parcelas proporcionais à rigidez das camadas
2 - Todas as camadas sofrem deformações elásticas significativas
3 - As deformações até um limite não levam ao rompimento
4 - Qualidade do SL é importante pois é submetido a altas tensões e absorve maiores deflexões (ε2F > ε2R)
Pavimentos Rígidos: aqueles cujo revestimento é feito com concreto de cimento Portland. Nesses pavimentos a espessura é fixada em função da resistência a flexão das placas de concreto e das resistências das camadas subjacentes. As placas de concreto podem ser armadas ou nao com barras de aço. É usual designar a subcamada desse pavimento como sub-base, uma vez que a qualidade do material dessa camada equivale a sub-base de pavimentos asfálticos.
PAVIMENTO RÍGIDO (Representação Esquemática)
1 - Placa absorve maior parte das tensões
2 - Distribuição das cargas faz-se sobre