Graficos Estatisticos
1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVO 2
3. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DA DISTRIBUIÇÃO DE FREQUENCIA 2
4. GRÁFICO DE BARRAS OU COLUNAS 2
4.1. EXEMPLO DE APLICAÇÃO DE GRÁFICO DE BARRAS OU COLUNAS 3
5. GRÁFICO DE SETORES 4
5.1. EXEMPLO DE APLICAÇÃO DE GRÁFICO SETORIAL 5
6. GRÁFICO POLIGONAL OU DE LINHAS 6
6.1. EXEMPLO DE APLICAÇÃO DE GRÁFICO POLIGONAL OU DE LINHAS 7
7. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICO 8
8. CONCLUSÃO 9
9. REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
O gráfico estatístico é uma forma de apresentação de dados. Seu objetivo é proporcionar uma interpretação de forma mais rápido e objetiva desses dados.
Existe uma grande diversidade nas formas de representação gráfica e cada tipo de gráfico é determinado para cada situação.
Neste trabalho estão indicados os modelos de gráficos mais usados e suas aplicações com exemplos.
É necessário lembrar que gráficos devem ser autoexplicativo e de fácil compreensão.
2. OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é apresentar, explicar e exemplificar os modelos mais comuns de gráficos estatísticos, permitindo uma melhor análise e interpretação destes.
3. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DA DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS
Em muitos casos, uma representação gráfica de uma distribuição de frequências nos dá uma ideia melhor de um levantamento estatístico do que um quadro com números, deixando mais simples e clara a análise dos dados obtidos em determinado fenômeno estudado. Assim, pode-se considerar que os Gráficos são recursos visuais utilizados para facilitar a leitura e a compreensão de informação sobre vários assuntos com: informação sobre processos naturais, sociais, quantidade de uma determinada população e aspectos econômicos, estando presente no cotidiano por meio de jornais, revistas, pesquisas científicas e livros, além de telejornais, e programas educativos que mostram o quanto esse recurso são explorados pelos meios de comunição.
A seguir serão apresentados alguns modelos de representações