Grafeno e Fulereno
Escola Superior de Tecnologia (EST )
Materiais para construção mecânica II
18/11/2014
Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Escola Superior de Tecnologia (EST)
Pesquisa sobre grafeno e fulereno
18/11/2014
Introdução
O grafeno e o fulereno são formas alotrópicas do carbono, descobertos no século XX essas formas chamaram a atenção devido sua resistência e dureza, que podem ate ser maior que a do diamante, essas estruturas também chamam a atenção devido a sua composição que contem grandes cadeias de carbono. Outro motivo de chamar tanta atenção é por serem tratados como as matérias primas do futuro, devido sua vasta aplicação.
Desenvolvimento
1- Grafeno
O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante, a grafite, os nanotubos de carbono e fulerenos. O grafeno de alta qualidade é muito forte, leve, quase transparente, um excelente condutor de calor e eletricidade. É o material mais forte já demonstrado, consistindo em uma folha plana de átomos de carbono densamente compactados em uma grade de duas dimensões. É um ingrediente para materiais de grafite de outras dimensões, como fulerenos, nanotubos ou grafite .
O grafeno é uma folha plana de átomos de carbono em ligação sp2 densamente compactada e com espessura de apenas um átomo, reunidos em uma estrutura cristalina hexagonal. O nome vem de grafite + -eno; o grafite em si consiste de múltiplas folhas arranjadas uma sobre a outra. O nome grafeno foi apresentado pela primeira vez em 1987 por S.Mouras e colaboradores enquanto estudavam as camadas de grafite intercaladas por compostos.
Aplicações
Recentemente, empresas de semicondutores realizaram testes a fim de substituir o silício pelo grafeno devido à sua altíssima eficiência em comparação ao silício. Em teoria, um processador, ou até mesmo um circuito integrado, poderia chegar a mais de 500