impactos da nanotecnologia
As propriedades dos materiais em escala nanométrica são completamente diferentes das dos materiais macroscópicos. Em escala nanométrica se ultrapassa o limite da física clássica onde passa a valer a dualidade da partícula onda e seus efeitos quânticos.
Sensíveis mudanças na estrutura da matéria a nível nanométrico poderão acarretar grandes mudanças nas propriedades químicas, físicas e mecânicas em um material, e o controle dessas mudanças deve levar ao desenvolvimento de novos materiais com propriedades nunca antes alcançadas.
Para se manipular a matéria em dimensões tão pequenas, é necessário instrumentos que permitam a observação de átomos. Uma das formas de se fazer isso é através de microscopia de sonda de varredura.
A figura 1 mostra uma ponta de tungstênio de dimensões de alguns átomos utilizada nesse equipamento (também existem outros tipos de microscopia de varredura).
Tem-se comprovado que a organização de uma substância em escala nanométrica é a chave do futuro também dos sistemas biológicos, porque permitirá controlar agrupamentos de componentes no interior das células. Desta forma, a combinação das ciências dos materiais com a biotecnologia deverá levar grandes inovações ao século XXI. (BUSHAN, 2004).
Para se ter uma idéia das dimensões de que estamos lidando, a figura abaixo fará um comparativo que partirá dos 10 microns (tamanho de uma célula de glóbulo branco) até o DNA (dimensões de 10 nanômetros).
Nas áreas de química, engenharia de materiais e meio ambiente, nanotecnologias detêm grande promessa para a criação de novos meios de detecção de poluentes, resíduos de limpeza, recuperação de materiais antes de se tornarem resíduos e uma série de aplicações que vão das mais gerais às mais exóticas.
A nanotecnologia é uma nova tecnologia que começa a traçar seu rumo, desbravando um novo mundo, o mundo nano métrico. O que eram conhecidos