graduação
Aluno: Coriolano Sandro dos Santos Macedo
Licenciaturas Integradas / Globalização
Resumo Vídeo “ A História das coisas”
O vídeo “A História das coisas” traz a tona uma reflexão profunda sobre o estado de consumismo em que vivemos atualmente. Aborda de uma forma clara e objetiva o total despreparo dos órgãos em orientar as novas gerações de consumidores quanto a quantidade de passivos deixados numa simples compra de um determinado produto. Mostra explicitamente toda a cadeia que existe por traz da fabricação de um determinado aparelho eletrônico, de um pacote de biscoito, de uma calça jeans, de um brinquedo, ETC....
A globalização e a procura ferrenha de mais lucros para as empresas facilitam, hoje em dia, a fabricação cada vez mais de produtos menos duráveis, impulsionado pelas campanhas publicitárias cada vez mais ferozes atrás de consumidores de todas as faixas de idade, gerando cada vez mais retorno financeiro a cadeia produtiva desses bens de consumo.
O vídeo mostra as cinco etapas da chamada economia de matérias, sendo elas: a extração, produção, distribuição, consumo e tratamento do lixo. O que não fica muito bem claro na peça são as outras etapas implícitas nessa cadeia produtiva e que não se deixar ser vistas pela percepção superficial.
Segundo o(a) autor(a) outras etapas estão incluídas nessa cadeia, culturas, economias, meio ambiente. Exploração de trabalho escravo ou mão de obra barata em países que não respeitam os direitos humanos e não garantem direitos trabalhistas mínimos a seus colaboradores, além da exploração de Mão de obra infantil.
A exploração demasiada de recursos naturais não renováveis causando alterações climáticas já perceptíveis nos dias de hoje são reflexos mais visíveis de todo esse processo de consumismo desenfreado.
Creio que uma forma de tentar desacelerar essa rotina e tentar minimizar o quadro atual seja a conscientização ambiental, talvez intensificar campanhas, aumentar a carga horária dessas