Graduação
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
GEOGRAFIA LICENCIATURA
FELIPE LIMA DUARTE
ATIVIDADE AVALIATIVA
PALMEIRA DOS ÍNDIOS – AL
2014
FELIPE LIMA DUARTE
ATIVIDADE AVALIATIVA
Trabalho de pesquisa realizado na disciplina Geologia do curso Geografia Licenciatura EAD, na Universidade Federal de Alagoas, Universidade Aberta do Brasil, Coordenadoria Institucional de Educação a Distância, no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, como requisito para obtenção de nota. Sob orientação: Prof.ª Drª. Regla Toujaguez la Rosa Massahud e Prpfª Drª. Rochana Campos de Andrade Lima Santos.
PALMEIRA DOS ÍNDIOS – AL
2014
A princípio sabe-se que de acordo com a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa descontínua, que apresenta vários fragmentos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas. Essas placas compreendem partes de continentes e o fundo dos oceanos e mares.
Assim sendo, as placas tectônicas são gigantescos blocos que integram a camada sólida externa da terra, ou seja, a litosfera (crosta terrestre mais parte superior do manto). Elas estão em constante movimentação (se movimentam sobre o magma do manto), podendo se afastar ou se aproximar umas das outras. Esses processos são classificados em: Zona de divergência e Zona de convergência, sendo que a última podendo subdivide-se em subducção ou abdução. Assim, portanto, Zonas de divergência – as placas tectônicas afastam-se umas das outras. Zonas de convergência – as placas tectônicas se aproximam, sendo pressionadas umas contra as outras. Esse fenômeno pode ser de subsunção ou abdução. Subsunção –