Graduação
a) Setor público e setor privado;
No setor público todos os indivíduos são reconhecidos como cidadãos enquanto que no setor privado são pessoas físicas defendendo interesses individuais ou pessoas jurídicas quando se associam com o intuito de atingir objetivos em comum;
O setor público, subordinado ao Estado, deve cumprir sua missão e objetivos previstos legalmente enquanto o setor privado goza de certa autonomia para atingir seus objetivo e cumprir sua missão.
O setor público representa os interesses coletivos da sociedade, apresentado na forma das instituições, age para influenciar e regular e/ou substituir o mercado, já as organizações privadas aproveitam as condições do mercado para e sobreviverem ou se expandirem, se adaptando às condições de seus concorrentes visando o lucro e a satisfação individual.
b) Patrões e empregados;
Patrão é o empregador, pessoa jurídica que contrata o empregado para que venda sua força de trabalho;
A relação do patrão e do empregado é contratual no setor privado cabendo ao empregador decidir sobre a admissão ou a demissão do empregado.
Patrão é livre para iniciar ou encerrar seu empreendimento quando lhe convêm, enquanto o empregado deve subordinação ao patrão para exercer sua função de acordo com as bases contratuais.
c) Estado e servidores públicos.
O servidor público é agente do poder público, que exercerá uma função pertencente o Estado, ou seja, um cargo, portanto representa o Estado.
O Estado cria os cargos e funções de acordo com a demanda da sociedade e dá condições que seja exercido pelos servidores públicos;
Cabe ao Estado resguardar o interesse público, portanto, gerir as formas de investidura dos servidores públicos que são subordinados ao Estado.
Referências Bibliográficas
COELHO. Ricardo Corrêa. O Público e o Privado na Gestão Pública. Departamento de Ciências da Administração/UFSC [Brasília]: CAPES: UAB, 2009. (78 p.)