Graduação
O Brasil, nas décadas de 70 e 80, ocupava o primeiro lugar no ranking mundial em acidentes de trabalho. Em 1999 passou para o décimo quinto lugar, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho - OIT. Segundo lei específica da área de segurança (NR 4), empresas com 100 ou mais funcionários devem ter um Técnico em Segurança do Trabalho em seu quadro funcional.
O que e um Téc. Segurança do Trabalho. Técnico em segurança do trabalho
"Aquele que verifica as condições de trabalho de uma empresa, identificando fatores de risco e propondo sua solução"
Fonte: Dicionário Michaelis ( De acordo com o dicionário).
O que é ser técnico de segurança do trabalho?
O técnico de segurança do trabalho é o profissional que analisa os métodos e processos de trabalho, identificando suas condições e fatores de risco, propondo melhorias e maior segurança. É ele quem estuda o ambiente dos funcionários de uma empresa para ver se as normas trabalhistas estão sendo cumpridas, tanto em questões como higiene e alimentação, quanto em fatores que expõem a vida do empregado. O técnico, com isso contribui para que muitos acidentes sejam evitados, trazendo maior qualidade de trabalho a toda empresa.
Um Téc. Segurança tem que ter acima de tudo uma VISÃO Prevencionista.
Qual a sua missão como Téc. Segurança do Trabalho.
Quando comemora o dia do Téc. Segurança do Trabalho.
Qual o salário de um Téc. Segurança do Trabalho.
PERFIL DO TÉCNICO
O técnico em Segurança do Trabalho, imbuído de filosofia prevencionista, deverá apresentar um perfil de formação generalista, alicerçado em eficazes bases científicas e tecnológicas.
Sua postura autônoma e crítica de permitir-lhe intervir na realidade, promovendo mudanças em relação às aplicações tecnológicas que determinam a melhoria das condições de trabalho, da produtividade e da qualidade de vida dos trabalhadores.
Algumas Competências construídas ao longo do curso: •