Graduacao
1. Noções
A vida de administração é o local onde o medicamento deve ser colocado para ser absorvido. Essa via deverá constar no receituário. Esse medicamento, seja qual for a via, sempre vai para o sangue. A função do sangue é distribuir a droga para todo o organismo e desta forma, a droga chega aos locais de ação. Nestes locais ma droga vai provocar modificações que são denominadas mecanismo de ação da droga. O resultado é o efeito farmacológico, que se divide em 2 tipos:
- primários / principais: são os efeitos úteis da droga, os efeitos esperados.
- secundários / colaterais / adversos: são os efeitos indesejáveis que todas as drogas possuem.
Uma vez provocado o efeito farmacológico, a droga será removida dos locais de ação, voltando para a corrente sanguínea. Então, o sangue vai conduzir a droga para os locais de metabolização, cujo principal órgão é o fígado. Mas o fígado não tem enzimas que atuam sobre todas as drogas, por isso só algumas drogas são metabolizadas. O resto das drogas e as não-metabolizadas vão para os órgãos de eliminação, sendo o principal órgão o rim.
2. Mecanismo de ação das drogas
a) Mecanismo Extracelular
São drogas que agem nos líquidos orgânicos. Neste mecanismo, há os mecanismos:
- químico: a droga vai reagir quimicamente com alguma substância química presente nos líquidos orgânicos gerando um efeito farmacológico.
- físico: a droga vai reagir fisicamente com alguma substância química presente nos líquidos orgânicos gerando um efeito farmacológico.
- físico-químico: a droga vai reagir quimicamente com alguma substancia química presente nos líquidos orgânicos, resultando numa modificação física que dará origem ao efeito farmacológico.
b) Mecanismo Celular
Corresponde a grande maioria das drogas, que poderão agir nas células do organismo ou em células hospedeiras, no núcleo, citoplasma ou membrana. Só existem 2 possibilidades: ou ela tem condições de atravessar os poros da membrana das