Gr Ficos Estat Sticos
É uma forma de apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de produzir, no investigador ou no público em geral, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo, já que os gráficos falam mais rápido à compreensão que as séries.
Deve haver uma correspondência entre os dados da série e a figura geométrica, de modo que cada elemento da série seja representado por uma figura proporcional.
O gráfico deve ser simples, sem muitos detalhes de importância secundária, deve ser claro, possibilitando uma interpretação correta dos dados em estudo e expressar a verdade sobre o fenômeno que se está estudando.
Diagramas – Gráficos geométricos de duas dimensões, representados no plano cartesiano.
Gráfico em Linha
O gráfico em linha constitui uma aplicação do processo de representação das funções no sistema de coordenadas cartesianas ortogonal. Normalmente é mais utilizado nas séries cronológicas, onde a variável tempo é representada no eixo horizontal (eixo X) e as quantidades respectivas, no eixo vertical (eixo Y).
O gráfico exibe uma série como um conjunto de pontos de dados chamados de marcadores conectados por um segmento de reta ou linhas, que representam grandes quantidades de dados que ocorrem em um período de tempo contínuo, mostrando evoluções e diminuições nos dados obtidos. As linhas deste gráfico são ideais para representar varias séries, quando se trabalha com apenas uma o melhor seria usar gráficos em barras ou colunas.
Este gráfico mostra como algumas alterações de dados específicos em intervalos de tempo são iguais, podendo ser usado também para visualizar uma tendência nos dados em intervalos de tempo, assim a linha é muitas vezes atraída por ordem cronológica. É bem comum e muito utilizado, pois oferece uma forma fácil de observar os dados.
Gráfico em Barras
É a representação de uma série estatística por meio de retângulos, dispostos horizontalmente (em barras). Todos os retângulos apresentam a mesma largura,