GPON
CENTRO DE ENGENHARIA E INFORMÁTICA
TECNÓLOGO EM REDES DE TELECOMUNICAÇÕES
ESTUDO DE CASO
JOÃO
PETRÓPOLIS
JUNHO 2014
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
CENTRO DE ENGENHARIA E INFORMÁTICA
TECNÓLOGO EM REDES DE TELECOMUNICAÇÕES
ESTUDO DE CASO
JOÃO
Trabalho apresentado ao Centro de Engenharia e Informática do curso Tecnólogo em Redes de Telecomunicações da Universidade Católica de Petrópolis da disciplina Administração e Organização Empresarial ministrada pelo Prof. Fabini
PETRÓPOLIS
JUNHO 2014
Universidade Católica de Petrópolis
Escola de Engenharia
Administração e Organização Industrial
Prof. Carlos
1 ° Estudo de Caso – Como Descobrir Vocações Gerenciais
Extraído de Maximiano, Antônio César Amaru (2004) Fundamentos de Administração, Editora Atlas, São Paulo.
A Pluribiz é uma grande corporação multinacional. Todos os anos, a Pluribiz recruta e admite estudantes recém-formados como candidatos a futuros executivos. Se aprovados, os candidatos fazem estágios, em rodízios nas diferentes áreas da empresa, antes de se fixarem em uma área: marketing, finanças e assim por diante. Em sua maioria, os altos executivos da empresa, em todo o mundo, começaram suas carreiras dessa forma.
O processo de seleção dos candidatos é complexo. Milhares de candidatos se inscrevem pela Internet e seus currículos são avaliados. Em seguida, algumas centenas são entrevistadas e passam por testes de idiomas e conhecimentos técnicos.
Cerca de 50 candidatos chegam à fase final. Desses, cinco ou seis serão finalmente admitidos como estagiários. O próprio estágio é considerado como parte do processo seletivo. Para continuar na empresa, o estagiário deve ser avaliado por seus colegas. Nem sempre a avaliação é positiva e a empresa tem perdido alguns estagiários.
Na fase final, o Departamento de Recursos Humanos da Pluribiz tem usado diferentes procedimentos. Nos últimos