Epsitemologia Genética
Em 1921, tornou-se diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau, em Genebra. Casou-se com Valentine Chântenay, com quem teve os três filhos que foram, por diversas vezes, objeto de suas observações sobre o desenvolvimento cognitivo. Em 1955, fundou o Centro Internacional de Epistemologia Genética, que dirigiu até sua morte em 1980.
A influência da biologia na teoria piagetiana diz respeito à concepção de inteligência enquanto algo ligado à ação e à adaptação ao meio.
Tal modelo teórico explica o desenvolvimento da inteligência, tendo como conteúdo básico a ação do sujeito que interage com os objetos, construindo, a partir dessas ações, formas e/ou estruturas de inteligência que lhe permitem, cada vez mais, adaptar-se ao mundo em que vive.
O objetivo da pesquisa de Piaget foi definir, a partir da perspectiva da biologia, como o sujeito passaria de um conhecimento menor anterior para um nível de maior conhecimento. Assim, explica-se o motivo de Piaget ter pesquisado o desenvolvimento humano a partir do estudo e observação de bebês, crianças e adolescentes; por conceber esse estudo como o mais apropriado para as suas investigações a respeito da gênese do conhecimento e para demonstrar empiricamente e explicar o seu modelo teórico de construção da inteligência. Essa é, portanto, a