GPON
Uma rede óptica passiva (PON) é uma arquitetura de rede que fornece cabos de fibra e os sinais para a casa utilizando um sistema de ponto-a-multiponto que permite que uma única fibra óptica para servir múltiplos usuários (wikipedia, PON). A criptografia mantém a segurança dos dados neste ambiente compartilhado. A arquitetura utiliza divisores ópticos passivos (sem alimentação), reduzindo o custo do equipamento em comparação com arquiteturas de ponto-a-ponto.
O padrão GPON se destaca das outras normas PON na medida em que alcança maior largura de banda e maior eficiência através de pacotes maiores, de tamanho variável. ELE oferece embalagem eficiente do tráfego do usuário, com quadro de segmentação, permitindo maior qualidade de serviço (QoS) para voz sensível a atrasos e tráfego de comunicações de vídeo.
GPON tem uma capacidade de downstream de 2.488 Gb / s e uma capacidade montante de 1.244 Gbp / s que é compartilhado entre os usuários. Embora existam outras tecnologias que poderiam fornecer fibra óptica até casa, redes ópticas passivas (Pons) como GPON são geralmente considerado o candidato mais forte para implantações generalizada.
GPON (Gigabit-capable Passive Optical Network, ou Rede Óptica Passiva com capacidade Gigabit) é um padrão baseado na tecnologia de rede óptica passiva(PON), ou seja, são redes totalmente passivas, sem repetidores dentro da rede e sem fontes de energia intermédias, unicamente usam-se splitters (divisores), acopladores e atenuadores.
È composta por 3 elementos principais que são:
• OLT(Optical Line Termination):
Nó principal da rede e é o ponto de comunicação com os outros serviços da rede oferecidos pelo provedor (rede SDH, rede ATM, rede IP, Metro Ethernet, etc.).
• ONT(Optical Network Termination):
Realizar a interface entre a rede óptica e os