Gp conclusão
Em termos de profissões pode-se dizer que quando existe a formação de excesso de profissionais e falta de procura desses profissionais não há um equilíbrio entre a oferta e a procura e ocorre o que se chama uma saturação de mercado, em que não existem suficientes postos de trabalho para absorver os profissionais. Por outro lado pode acontecer que não exista oferta em excesso mas sim procura em falta. Este é um dos casos que acontece quando, por exemplo, a indústria progride e inova rapidamente. Deixa de haver procura de uma dada profissão ou qualificação que está sendo substituída pela procura de outra profissão ou qualificação em que ainda não há oferta suficiente, gerando desemprego que também está ligado com o aumento no numero de máquinas, que podem substituir a mão-de-obra. Estamos na era da informação, das novas tecnologias e da globalização. As mudanças que ocorreram em nível global durante as últimas décadas estão intimamente ligadas a estes três conceitos, os quais transformaram e transformam, com enorme rapidez, o mercado de trabalho.
A partir de grandes transformações, surgem também novas oportunidades e as empresas e instituições empenham-se em identificá-las para delas fazerem proveito. As empresas preocupadas em serem competitivas estão sempre atentas às formas de se beneficiarem de novas tendências e aplicá-las às suas organizações.
Com o avanço das inovações tecnológicas e organizacionais, muito nos leva a crer que funções como as de execução e processamento, por exemplo, tendem a se extinguir. No entanto, isto não