A importância do álcool 70% e da autoclave.
Será trabalhada a importância da utilização dos materiais propostos em aula prática, os quais são o álcool 70% e a autoclave.
O álcool 70% pode ser utilizado como antisséptico de pele e mãos antes de injeção, punção venosa ou procedimento cirúrgico; desinfetante de superfícies e equipamentos; prevenção de infecção em cordão umbilical entre outras formas. Aplica-se solução não diluída, sob fricção, para antissepsia de mãos sem sujidade e outras áreas cutâneas. Como desinfetante, aplica-se álcool sobre superfícies, equipamentos fixos e artigos que não toleram outros tipos de desinfecção ou esterilização. Pode causar ressecamento, descamação, ardência e irritabilidade cutânea, somente em aplicações frequentes. Suas vantagens são baixa toxicidade, ação rápida e baixo custo.
A autoclave é um processo mais eficiente para destruir os microrganismos e os esporos, que o calor seco. A autoclavação é feita a 121º C com tempo de exposição de 15 a 30 minutos. A penetração do vapor no material garante maior nível de destruição dos microrganismos, e por este motivo é mais rápido. A eficiência do processo de esterilização depende de alguns fatores: os materiais devem ser limpos antes do processo, sendo adequadamente embalados; o tempo deve ser contado a partir do momento em que a temperatura de 121ºC é atingida; a distribuição do material no interior da autoclave deve garantir que o vapor atinja todo o material por igual.
Objetivo.
O objetivo de aprender a preparar o álcool 70% é evitar a contaminação em laboratório, ou seja, esterilizando nossas mãos, antebraços e as superfícies de bancadas, evitamos a proliferação de microbactérias, além de que o álcool 70% evita o ressecamento da pele, e também é eficaz na proteção contra determinadas doenças.
Materiais e Métodos. * Becker de 1000 ml. * Bastão de vidro. * Álcool etílico 92,8º GL. * Proveta graduada.
Procedimento Experimental.
O procedimento para se preparar a solução partindo de um álcool