Sped
Devido a necessidade de manter o controle sobre o patrimônio, a contabilidade surgiu com intuito de registrar os eventos que o modificavam. Desde então diversas mudanças têm ocorrido de forma que, os métodos, antes manuais, evoluíssem sendo muitos dos papéis substituídos por dados informatizados.
Essa revolução tecnológica exige, dos profissionais de diversas áreas, especialmente da contábil, e de toda classe empresarial, atenção às constantes alterações a fim de aumentar a percepção sobre os impactos causados em suas atividades para que possam ser analisados possibilitando melhor gerenciamento das rotinas e métodos que influenciam no processo de tomada de decisões.
As recentes discussões que envolvem a carga tributária brasileira estão relacionadas com o projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), constituído pelo Decreto n º 6.022, de 22 de janeiro de 2007. De acordo com a Receita Federal do Brasil: O Sped consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.
Neste contexto, sabendo-se da necessidade de adequação aos parâmetros estabelecidos, a presente pesquisa pretende responder a seguinte questão: Qual a percepção dos discentes de 4º ano do curso de Ciências Contábeis em relação às novas tendências tecnológicas da área contábil no que tange à Escrituração Digital?
Portanto, o objetivo desta pesquisa consiste em verificar o nível de conhecimento, dos egressos do ano de 2012 do Curso de Ciências Contábeis pertencentes a uma universidade pública e uma privada da cidade de Londrina, Paraná, em relação à questão exposta, através de