Governo Mundial
Certamente no mundo ainda não há um plano oficial para a criação de um governo que governe o mundo como um território só. O governo em si é dividido entre regiões, conhecidos como países. Há também certas uniões em grupos de mercado, como a MERCOSUL e a União dos países do Leste Asiático, e também uniões já mais avançadas, sendo de político-administrativas, que é o caso da União Europeia.
Apesar de não haver um plano oficial para um governo eleito para governar o mundo como um território único e democrático, existem certas instituições que comandam o mundo em caráter global, como o exemplo da ONU (Organização das Nações Unidas) e da FMI (Fundo Monetário Internacional), que visam ter um certo comando de caráter mundial para a paz, política ou economia.
Por uma visão mundial, vemos diversos tipos de governo que se destacam atualmente. Atualmente, desde a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos, liderado hoje por Barack Obama, é ainda a maior economia global. Também destacada está a China, que é um país que cresce rapidamente e, governada XinJinping, ameaça o todo poderio americano.
No mundo, temos hoje, pela visão econômico-social, os países desenvolvidos, os que estão em desenvolvimento, conhecidos como emergentes, e os que ainda são subdesenvolvidos. O Brasil é considerado um país emergente, comparando com o resto do Mundo.
Países Desenvolvidos
O conceito de país desenvolvido, é usado pra descrever os países de alto nível de desenvolvimento econômico-social. Ele tem base em vários critérios, também utilizados por várias instituições a nível global que se divergem entre si. A ONU, por exemplo, usa como principal critério o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e a FMI usa o critério de Economia avançada como principal critério.
Segundo a ONU, são países desenvolvidos:
Alemanha
Andorra
Argentina
Austrália
Áustria
Barbados
Bélgica
Brunei
Canadá
Chile
Chipre
Cingapura
Coréia do Sul
Croácia
Dinamarca
Emirados Árabes Unidos