Governo Get Lio Vargas 1
O primeiro governo de Getúlio Vargas se deu inicio no ano de 1930 logo após a revolução que derrubou Washington Luiz liderada por Vargas. Nesse período o Brasil passava por uma transição em sua economia deixando de ter como principal característica o agro exportação devido à crise do café e passando por um processo de fortalecimento da indústria brasileira através de investimentos provenientes do acumulo de capital.
O governo de Getúlio Vargas foi considerado como um governo paternalista, no qual fez grandes investimentos para a fomentação do processo industrial, o Estado supria as diferenças, ocupava os espaços e dirigia todo o processo.
Em 1937 foi marcado pelo inicio do Estado Novo, período este que se deu inicio a Ditadura que teve como marco o fechamento do Congresso Nacional, a partir deste fato Vargas governou o país “sozinho” com plenos poderes. Com suas características de um Governo paternalista que muito agradava a classe empresarial Vargas também conquistou a classe operária criando a Justiça do Trabalho em 1939 que em seguida criou se a CLT, consolidação das leis do trabalho, leis estas que garante mais dignidade ao trabalhador brasileiro, instituindo um salário mínimo, direito a férias remunerada, jornada de trabalho de 48 horas semanais e carteira profissional.
Outro fator importante que marca o governo Vargas foi à fundação das empresas estatais, tendo como inicio a criação do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas em 1938 a Companhia Siderúrgica Nacional em 1940 a Vale do Rio Doce em 1942 e a Hidrelétrica do Vale São Francisco em 1945. A criação das estatais foi de suma importância para o desenvolvimento do país, uma vez que suas instalações demandaram muita mão de obra e matérias primas, movimentando o comércio nacional, e proporcionando a troca de tecnologias proveniente dos maquinários e suprimentos tecnológicos necessários para o funcionamento das empresas.
Assim podemos dizer que o Governo