governo FHC
Durante o governo de Itamar Franco, a economia brasileira se via envolta em uma nuvem escura, pois não conseguia se livrar do problema da inflação, que insistia em se tornar cada vez mais elevada. Os governos anteriores haviam tentado diversos programas e artimanhas para que o país saísse desse problema e conseguisse voltar aos trilhos no que se dizia respeito a uma boa plataforma econômica.
Foi no próprio governo de Itamar, quando ele nomeou Fernando Henrique Cardoso para Ministro da Fazenda, que a criação do Plano Real conseguiu combater os altos índices inflacionários e devolver ao país uma nova perspectiva no que dizia sentido a uma economia mais forte, que começaria a partir de então a se consolidar e se fortificar.
Vencendo sem muitas dificuldades, ele assumiu a presidência no ano de 1994 tendo como um de seus principais objetivos combater a inflação, que ele tão bem já tinha ajudado a amenizar com a criação do Plano Real.
Nos seus primeiros anos de governo, principalmente no ano de 1997, FHC buscou evitar que a inflação voltasse a atormentar o país, adotando uma política neoliberal optou pela privatização de diversas estatais brasileiras.
.Pontos positivos os aspectos referentes ao controle inflacionário, aumento do PIB e melhora do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), Ponto negativo tivemos o aumento da dívida pública, que era de US$ 60 bilhões em julho de 1994, saltou para US$ 245 bilhões em novembro de 2002, e a distribuição de renda permaneceu a acontecer de uma forma desigual, onde a população rica continuava cada vez mais rica, e a pobre se estagnava na mesma plataforma de pobreza que antes.