Governaça de TI
Busque os conceitos de formação da Estrutura Organizacional e do PMO de uma Organização e defina o papel do Escritório de Projetos nesta Estrutura Organizacional. Oportunamente busque saber sobre a influência da Cultura Organizacional sobre a formação tanto da Estrutura Organizacional quanto do PMO.
Em um mundo cada vez competitivo, normalmente as empresas executam ou atuam em vários projetos simultâneos; cada um destes projetos tem seu motivo para existir, e em cada um temos uma maneira de gerenciar e de reportar os resultados.
A atuação do PMO tem como objetivo a padronização da forma de reportar o desempenho, divulgar os conceitos de gerenciamento de projetos, aumentar as facilidades no relacionamento nos projetos interdepartamentais, e ate mesmo, criar critérios para classificar e priorizar os projetos.
A Formação das estruturas organizacionais, normalmente é orientada, para atingir os objetivos estratégicos (missão) da empresa.
A posição do PMO na estrutura da empresa dependerá de como a empresa gerencia seus projetos, podendo estar dividido em níveis.
Nível estratégico, apoiando os executivos da empresa, na execução de projetos oriundos do planejamento estratégico corporativo.
Nível tático, onde o PMO atua na disseminação da cultura e do conhecimento técnico de gerenciamento de projetos, ou em um departamento onde são executados muitos projetos simultaneamente.
Nível operacional, onde o PMO atua junto com o gerente de projetos, em projetos grandes ou complexos.
Existem hoje 5 tipos de estruturas organizacionais onde são consideradas a dedicação dos recursos ao projeto e poder formal do Gerente de Projetos e o PMO:
Funcional onde o gerente de projetos não tem autoridade formal;
Matricial (fraca, equilibrada e forte) onde o poder formal é dividido entre do gerente de projeto e o gerente funcional.
A cultura organizacional é a maneira de executar as atividades a qual sofre influência direta das crenças e valores implícitos