Governança Corporativa
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA
Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos Corporativos
Alunos
Aline Sousa Martins
Felipe Sukerman
Nayara de Oliveira
Pauliana Borges Silvério Sukerman
Rafael Rodrigues de Oliveira
UBERLÂNDIA
2014
Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos Corporativos
Trabalho apresentado à disciplina Governança Corporativa do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia.
Prof. Wemerson
UBERLÂNDIA
2014
Introdução
O envolvimento das atividades no Gerenciamento de Riscos Corporativosdevem ajudar na realização do objetivo da organização.
O Guia de Orientação para Gerenciamento de RiscosCorporativos ajuda a avaliar a realidade de cada organização. Os conceitos e sugestões podem ser utilizados tanto porentidades com fins lucrativos quanto para do primeiro e do terceiro setores.
Este Guia também sugere que as organizações disponham de uma estrutura mínima de governançacorporativa, ou seja, um conselho de administração, conselho deliberativo ou conselho consultivo.
A estrutura do Guia se inspirou no item 2.38, 3a edição, do Código das Melhores Práticas de GovernançaCorporativa do IBGC (“Código do IBGC”):
“Gerenciamento de riscos: o Conselho de Administração deve assegurar-se de que a Diretoriaidentifique preventivamente – por meio de sistema de informações adequado – e liste os principaisriscos aos quais a sociedade está exposta, sua probabilidade de ocorrência, bem como as medidas e osplanos adotados para sua prevenção ou minimização”.
Conceituação de Risco
Entende-se “risco” como possibilidade de “algo não dar certo”, mas seu conceito atual envolve aquantificação e qualificação da incerteza, tanto no que diz respeito às “perdas” como aos “ganhos”, com relaçãoao rumo dos acontecimentos planejados, seja por indivíduos, seja por