governança corporativa
DEFINIÇÃO DE EMPRESA
Uma empresa é um conjunto organizado, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, com vista a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. Nesse sentido, faz uso dos fatores de produção (terra, trabalho e capital).
As empresas podem ser classificadas de acordo com a atividade econômica que desenvolvem. Desse modo temos:
Empresas do Setor Primário, que obtêm os recursos a partir da natureza, como é o caso, por exemplo, das agrícolas, pesqueiras, pecuárias etc.;
Empresas do Setor Secundário, que são aquelas dedicadas à transformação de matérias-primas em produtos acabados ou semiacabados, como acontece com as indústrias e as da construção civil;
E as empresas do setor terciário (empresas que se dedicam à prestação de serviços ou ao comércio).
Outra classificação igualmente possível para as empresas é de acordo com a sua constituição jurídica. Existem empresas individuais (que pertencem a uma única pessoa) e societárias (constituídas por várias pessoas). Neste último grupo, as sociedades, por sua vez, podem ser anónimas, de responsabilidade limitada e de economia social (as chamadas cooperativas), entre outras.
As empresas também podem ser definidas de acordo com a respectiva titularidade do capital. Assim, mencionaremos as empresas privadas (cujo capital está nas mãos de particulares), as públicas (controladas pelo Estado), as mistas (o capital é partilhado por particulares e pelo Estado) e as empresas de autogestão (o capital é propriedade dos trabalhadores).
A gestão de empresas, no que lhe diz respeito, é uma ciência social que se dedica ao estudo da organização destas entidades, analisando a forma como são geridos os seus recursos, processos e os resultados das suas atividades.
DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO
Segundo Maximiano (1992) uma organização é uma combinação de esforços