Governança Corporativa
Curso: MBA em Finanças.
Disciplina: Governança Corporativa
Aluna: Thaiane Cristina da Silva Oliveira
A Grande Capitalização de 2010 da Petrobras
Fundada em 1953, a Petrobras é uma grande companhia, que atua nos seguintes segmentos: exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, bicombustíveis, além de outras fontes energéticas renováveis.
Atualmente, participa do grupo de grandes empresas que aderiram as melhores práticas de governança corporativa, e utiliza modernos instrumentos de gestão empresarial.
Em setembro de 2010, visando seu plano de exploração do pré-sal, uma das últimas reservas de petróleo no mundo, a empresa - que se encontrava no limite de endividamento, e corria o risco de perder sua avaliação positiva de grau de investimento - realizou até aquela data a maior capitalização mundial, conseguindo o equivalente a 70 bilhões de dólares com vendas de suas ações, um montante equivalente a 4,2
% do PIB brasileiro de 2009. A parte do governo na petrolífera subiu de 40% para 48% do capital total.
Conseguir sucesso em uma tão grandiosa transação de capitalização foi um grande feito diante da tão recente crise de 2008, maior da história desde a Quebra da Bolsa em 1929. A crise de 2008 ocorreu após o colapso do mercado imobiliário americano, vítima de uma grande especulação, alimentada pela enorme expansão de crédito bancário e pela utilização de novos instrumentos financeiros, cujo auge foi a falência do banco de investimento Lehman Brothers no dia 15 de setembro, após o banco central americano, Federal
Reserve, se recusar a socorre a instituição. Esse episódio reacendeu dúvidas sobre a estabilidade financeira dos mercados de investimentos, evidenciando o risco das transações de compra de ações.
O sucesso da transação de capitalização da Petrobras ocorreu mesmo diante das críticas feitas pelos analistas, de