Governança Corporativa
Resumo dos dados da empresa:
1. Nome legal: Schneider Electric SA (antiga Schneider AS).
Sede: 35 rua Joseph Monier, 92500 Rueil Malmaison, França.
Forma legal: Sociedade Anônima, com um Conselho de Administração e um Conselho Fiscal.
Capital registrado: Em 6 de janeiro de 2012, o capital registrado foi definido no valor de € 2,195,772,096 dividido em 548,943,024 ações integrais com valor nominal de €4.
Fundada em: 2 de Dezembro de 1871.
Registrada em: Nanterre, França sob o número. 542 048 574 (SIRET 542 048 574 01775).
Origem da Governança Corporativa na empresa
A origem da governança corporativa se deu nos anos 1980. Nesse período, após passar por momentos de crise em segmentos de negócio tradicionais, a empresa se reorganiza, atraindo novos investidores e simplificando sua estrutura organizacional. São redefinidos os sistemas de valor que regem a empresa, código de ética e modelo de gestão.
2. Estrutura Organizacional
A Assembléia Schneider Electric de 03 de maio de 2006 votou para a transformação do modo de governança através da implementação de um Conselho Fiscal e um Conselho de Administração, que separa os poderes de gestão dos de supervisão.
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal supervisiona a operação eficiente da empresa e reporta para os acionistas.
O Conselho Fiscal nomeia o presidente e os membros do Conselho de Administração e fiscaliza a gestão executiva. É composto por treze membros e um membro não-votante. Há onze membros independentes, de acordo com a definição contida nas diretrizes de governança corporativa. Cinco membros devem ser estrangeiros. Um membro representa os funcionários accionistas.
Este Conselho inclui dois comitês especiais:
O Comitê de Remuneração, de Nomeações e Recursos Humanos
Dispõe de informação sobre as políticas de remuneração do Grupo,