governancia corporativa
Vitória da Conquista – Ba
2012
1. Introdução
Neste trabalho faremos uma breve explanação sobre o que é Governança Corporativa. Como ela atua, sua participação no setor público, os princípios que a regem, e como esses princípios são refletidos nas dimensões da governança das entidades do setor público.
Apresentaremos também neste trabalho as características da governança corporativa no Brasil, mostrando também a importância da controladoria para uma governança corporativa eficaz e eficiente.
2. Governança Corporativa
A definição a cerca do tema Governança Corporativa está intrinsecamente ligada aos mecanismos ou princípios que governam o processo decisório dentro de uma empresa.
Conforme Andrade e Rossetti (2004) a governança corporativa pode ser caracterizada como um sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal.
De maneira genérica o assunto governança corporativa trata dos seguintes aspectos:
Direitos: preservar e maximizar os direitos dos acionistas, assegurando a proteção dos minoritários;
Relações: estabelecer as práticas de relacionamento entre os acionistas, os conselhos e a diretoria executiva, objetivando maximizar o desempenho da organização;
Poder: definir as estratégias, as operações a geração de valor e a destinação dos resultados;
Valores: criar sistemas de valores que regem as corporações em suas relações internas e externas;
Normas: implementar um conjunto de instrumentos que objetiva a excelência da gestão e a proteção dos direitos das partes interessadas em seus resultados.
Governança corporativa é uma área de estudo com múltiplas abordagens. Uma das principais preocupações é garantir a aderência dos principais atores a códigos de conduta pré-acordados, através de mecanismos que tentam reduzir ou eliminar os conflitos de