Governancia corporativa
Governança Corporativa
Fernando de Souza Lisboa
201102148504
1 Conceito
No passado, nas empresas privadas e familiares, os acionistas eram os gestores, confundido assim a propriedade e a gestão. Com a privatização, profissionalização e a globalização, a governança corporativa organizou o conselho entre a propriedade e a gestão. Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) governança corporativa é um sistema que assegura aos sócios/proprietários o controle estratégico da empresa e a efetiva monitoração da diretoria executiva. A gestão se dá través do conselho de administração, a auditoria independente e o conselho fiscal que são instrumentos fundamentais para o exercício do controle. As boas práticas de governança corporativa tem a finalidade de assegurar o funcionamento eficiente, rentável e eqüitativo das empresas, priorizando a prevalência do interesse social sobre os eventuais interesses particulares dos acionistas.
2 Características
As 8 principais características da boa governança:
Participação
Participação significa que tem o direito de participar igualmente das atividades de controle, também deve contemplar a possibilidade de participação direta ou indireta através de instituições ou representantes legítimos implicando a existência de liberdade de expressão e liberdade de associação, isto só é perfeitamente possível desde que existam leis claras e específicas que garantam os termos propostos.
Estado de direito
A boa governança requer uma estrutura legal justa que se aplica a todos os cidadãos independentemente de sua riqueza financeira, de seu poder político, de sua classe social, de sua profissão, etc. A boa governança deve garantir que as forças policiais sejam imparciais e incorruptíveis e que o poder judiciário seja independente do poder executivo e do poder legislativo.
Transparência
Mais do que informar, a administração deve cultivar o "desejo de