governanca corporativa
Empresa Estrela Guia
Belo Horizonte, 25 de Fevereiro de 2014
1. Houve alguma falha na conduta do Luiz Carlos?
Sim, houve falha na conduta do Luiz Carlos. Porque é exigido um comportamento ético das pessoas que trabalham com compras e suprimentos, juntamente com o conceito de moral que se refere a elas.
O fato deste indivíduo ter aceitado presentes dos compradores, gera uma dúvida acerca da sua conduta, além de poder causar uma impressão de favorecimento ao fornecedor.
Portanto esta conduta é vista como incorreta, pois, “No decorrer da relação comercial, devem evitar presentes, convites e favores que excedam o valor intrínseco de uma simples cortesia e que possam comprometer sua capacidade de julgar com isenção a oferta de produtos e serviços daquele fornecedor” (Ética e Responsabilidade Social – Normas CBEC)
2. Houve alguma falha na conduta do chefe Roberto Bastos?
Sim, houve falha na conduta do chefe Roberto Bastos, pois ele não deveria ter apoiado e nem aceitado o presente ofertado pela papelaria, devido ao fato de que este tipo de conduta poderia gerar dúvidas sobre o comportamento moral e ético da empresa Estrela Guia.
A falta de profissionalismo de Roberto Bastos também não está de acordo com a ética profissional, pois “como executivo de Compras, deve elevar o status da profissão pela melhoria contínua na aquisição de novos conhecimentos e habilidades a fim de que sua competência técnica seja reconhecida no mercado. Igualmente, compete-lhe atrair e reter os melhores talentos para a área de Compras e propiciar treinamento, desenvolvimento e inspiração para os novos profissionais sob sua direção para que a classe como um todo, se destaque no meio empresarial e seja respeitada pela contribuição estratégica nos resultados da entidade.” (Ética e Responsabilidade Social – Normas CBEC).
3. Caso você entenda que o Luiz Carlos e, ou, o Roberto