Governan a Corporativa
Conceito
Na definição formal, governança corporativa é um conjunto de mecanismos criados para garantir que os acionistas tenham melhor retorno sobre seu investimento.
No entanto, o seu significado vai muito além disso. A governança corporativa é um conjunto de princípios e conceitos que buscam proteger os acionistas dos potenciais abusos que podem ser cometidos seja pela diretoria, pelos executivos, pelos conselheiros e até mesmo pelas auditorias externas.
Isso porque nem sempre os interesses dos gestores (diretores, executivos e conselheiros) estão alinhados com os interesses dos proprietários da empresa (os acionistas). Este é o chamado conflito de agência e é justamente este conflito que a governança corporativa busca resolver por meio de um conjunto de mecanismos que juntam incentivos e monitoramento aos gestores.
A governança corporativa teve início na década de 1970, com um movimento criado por diversos organismos e instituições internacionais que a relacionaram a fatores políticos e econômicos da época. As evoluções do conceito e da aplicação da governança corporativa tiveram ênfase na década de 1990 em países de cultura anglo-saxônica, com o surgimento do primeiro código de boa governança, o Cadbury Report, no Reino Unido.
No Brasil, as práticas de governança corporativa foram consolidadas em um Código elaborado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, associação sem fins lucrativos e referência no assunto, no ano de 1999, chamado Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa (atualmente em sua quarta edição), a fim de documentar, de forma mais abrangente, as melhores práticas e recomendações que uma organização empresarial deve seguir de acordo com sua estrutura e realidade.
NÍVEIS DIFERENCIADOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA
Implantados em 2000 pela Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA, o
Novo Mercado e os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa são segmentos especiais que foram desenvolvidos