Goumert
Caso para Discussão
Produtos Gourmet
Juliana Torres assumiu no decorrer do ano em curso a posição de controller da “Divisão
Salgadinhos” na Produtos Gourmet. Nos últimos cinco anos a Goumert registrou um crescimento anual nos lucros, de no mínimo, 15%. A Divisão de Salgadinhos registrou, sempre, um crescimento anual de 20% no mesmo período. No ano corrente, a economia entrou em recessão. O controller da Gourmet estimou uma taxa de crescimento anual de
10% para este ano. Um mês antes do encerramento do exercício fiscal, que é 31 de dezembro, Torres prevê que a Divisão Salgadinhos irá mostrar um crescimento anual nos lucros de somente 8%. O presidente desta divisão, Warner Ribeiro, não está satisfeito com o desempenho, e com um sorriso “amarelo” ele diz: “Vamos começar os jogos de fim de ano”.
Torres fez algumas perguntas e obteve as seguintes informações referentes aos “jogos de fim de ano” que eram mais ou menos aceitos pelo controller anterior da divisão:
a) Diferir a manutenção rotineira mensal de Dezembro do equipamento de embalagem através da contratação de um empreiteiro independente, que iria faturar o trabalho com vencimento para o mês de Janeiro do próximo ano.
b) Estender o fechamento do exercício fiscal corrente para uma data além de 31 de
Dezembro de forma tal que algumas vendas do próximo ano serão incluídas no corrente exercício.
c) Alterar as datas de embarque nos documentos de vendas de Janeiro do ano seguinte, para registrá-las como vendas do corrente exercício.
d) Dobrar a gratificação dos vendedores para aqueles que excederem as vendas previstas para Dezembro.
e) Diferir a propaganda do período corrente reduzindo o número de inserções na televisão em Dezembro e aumentar o número de inserções mais do que foi planejado no mês de Janeiro do próximo ano.
f) Diferir os custos de propaganda do mês corrente através de acordo com a agência externa de propaganda da Gourmet de forma a atrasar o faturamento da