Triturador
Funções e figuras da linguagem
Igor Oliveira Mello
13.02
Funções e figuras da linguagem
Profª Mirleia
Novembro – 2014
Palmas - TO
INTRODUÇÃO
Funções da linguagem
A multiplicidade da linguagem pode ser sintetizada em seis funções ou finalidades básicas. Ao falar e escrever, temos sempre uma intenção ou objetivo, sempre pretendemos algo. Desse modo, a linguagem não serve apenas para transmitir informações. Ela também pode ter a função: de levar o outro a tomar uma atitude, manter o contato com o outro, fazê-lo rir, emocionar-se, refletir etc.
Figuras da linguagem
São recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas. Subdividem-se em figuras de som, figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção, quando empregadas em sentido figurado ou conotativo. Chama-se figura da linguagem ao recurso de expressão que consiste no emprego da linguagem em um contexto inesperado.
DESENVOLVIMENTO
FUNÇÕES DE LINGUAGEM
1) Função Referencial ou Denotativa
Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.
Exemplo:
Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, uma maçã, uma laranja, uma banana e um morango.
2) Função Expressiva ou Emotiva
Reflete o estado de ânimo do emissor, os seus sentimentos e emoções. Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação.
Exemplos:
a) Ah, que coisa boa!
b) Tenho um pouco de medo...
c) Nós te amamos!
3) Função Apelativa ou Conativa
Seu objetivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens.