Gotico portugues
O gótico em Portugal foi um movimento artístico que se centrou no desenvolvimento da arquitetura e artes plásticas, focada sobretudo nas construções religiosas. Apareceu no final do século XII e prolongou-se através do estilo Manuelino (gótico tardio) até ao século XV
Índice
* Introdução
* Arquitetura Gótica
* Características * Elementos Arquitectónicos * Exemplos Arquitectónicos
* A Escultura Gótica
* A Pintura Gótica
* Conclusão
Introdução
O Gótico encontra-se numa fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.
Este movimento cultural e artístico desenvolve-se durante a Idade Média, no contexto do Renascimento do Século XII e prolonga-se até ao aparecimento do Renascimento em Florença, quando a inspiração clássica quebra a linguagem artística até então desaparecida.
Os primeiros passos são dados a meados do século XII em França no campo da arquitetura (mais especificamente na construção de catedrais) e, acabando por abranger outras disciplinas estéticas, estende-se pela Europa até ao início do século XVI, já não apresentando então uma uniformidade geográfica. -O Gótico Francês, Inglês e Alemão: Gótico Vertical, da luz e do vitral. Pretendiam edifícios o mais alto possível (houve como que uma competição para ter o edifício mais alto). Estes edifícios tinham grandes aberturas, com vãos que possuíam vitrais, não sendo as paredes que suportavam o peso.
-Gótico mediterrâneo / meridional ou Gótico Horizontal: edifícios mais baixos, não porque não consigam, mas por não quererem.
A Arquitetura Gótica
A arquitetura gótica foi introduzida em Portugal pela Ordem de Cister. O primeiro edifício totalmente gótico