Good Bye Lenin
“Good Bye Lenin” é um filme que usa o drama das suas personagens com o objectivo de analisar certas questões políticas e sociais da Alemanha.
Este filme demonstra aos espectadores a rápida mudança que se deu na Alemanha Oriental, logo após a união com a Alemanha Ocidental o que levou à expansão do capitalismo pela população. Compreende-se o termo Capitalismo como sendo um sistema económico em que os meios de produção são de propriedade privada tendo fins lucrativos, isto é, opiniões sobre preço, oferta, distribuição e investimento são realizadas sem ter que “passar” pelo governo, sendo que os lucros gerados são distribuídos a quem investe nas empresas, sendo que estas pagam aos trabalhadores o seu devido salário.
Um exemplo que representa essa expansão é a introdução de uma publicidade da Coca-Cola que cobre um edifício. É um exemplo que demostra a “entrada” do país Alemão nas influências da globalização, sendo que esta torna possível a união entre países e povos, como foi o caso, devido à maneira de como os mercados de diferentes países trabalham, havendo assim alterações a nível político, económico e expansão de negócios.
“ O que era antes distante passa a estar próximo devido à convivência global ser menos incompreensível.”
Neste filme também podemos ver aspectos a nível do crescimento económico, como exemplo da irmã de Alex no seu novo emprego no “Burguer King”, pois houve mais possibilidade de os jovens se empregarem e os novos produtos/bens, ou seja, quando Alex procurava os picles de uma certa marca para sua mãe acabando por ter que ir procurar no lixo antigos recipientes dessa mesma marca, pois com a união da Alemanha Ocidental e Oriental fez com que houvesse mais importações e exportações, havendo assim uma inovação dos mercados, e tabém
Contudo, também é visível no filme um outro aspeto a inovação tecnológica, ou seja, a introdução da TV Cabo e o espaço de tempo na passagem de um momento para o outro quando o amigo de Alex