golpe militar
1- Justifique o título
Acreditavam que o golpe iria ser um processo rápido, culminando então numa ditadura de 21 anos, no qual teve muitos conflitos entre o poder militar e oposição.
2- Qual intenção dos EUA participando e incitando o Golpe Militar no Brasil?
Os EUA tinham como pensamento: “Se o país não está aliado com os EUA, está aliado com a União Soviética.” Conspiraram contra João Goulart, fazendo parecer que as reformas de base que iriam ser implantadas por Jango parecessem comunistas. No entanto os EUA intervieram com uma “ajuda” militar, culminando no Golpe Militar de 64.
3- Comprove a imposição do regime autoritário no Brasil.
Falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
4- O que é Democracia? Justifique.
Democracia é um regime de governo onde o próprio poder de tomar decisões políticas está nas mãos dos cidadãos. É o famoso “governo do povo para o povo”.
5- Anotações da aula.
6- Faça uma pesquisa em livros, internet, encontrando documentos que falem aspectos dos 21 anos da Ditadura e anexe ao trabalho.
Regime Militar
O Regime Militar é instaurado pelo golpe de 1º de abril de 1964. O plano político é marcado pelo autoritarismo, supressão dos direitos constitucionais, perseguição política, prisão e tortura dos opositores, e pela imposição da censura prévia aos meios de comunicação. Na economia há uma rápida diversificação e modernização da indústria e serviços, sustentada por mecanismos de concentração de renda, endividamento externo e abertura ao capital estrangeiro.
Com a deposição de Jango, o presidente da Câmara, Ranieri Mazzelli, assume formalmente a presidência e permanece no cargo até 15 de abril de 64. Na prática, porém, o poder é exercido pelos ministros militares de seu governo, entre eles, o general Arthur da Costa e Silva, da Guerra. Nesse, período é instituído o Ato Institucional nº1.
Os Atos