Gnosiologia
1. O texto tem como base o problema do conhecimento.
2. O ser humano possui algumas formas de conhecimento sensíveis, assim como os animais, que são os cinco sentidos. Mas diferente dos animais o ser humano possui além dos cinco sentidos, faculdades como a inteligência e a memoria que fazem parte de uma mente racional. A memoria permite ao ser humano que sua mente uma experiência repetida, algo que esta no passado. E ainda a mente humana através da experiência recebida e que esta na sua memoria, pode representar de maneira diferente da de origem utilizando sua imaginação.
3. A filosofia reconhece as faculdades humanas. Mas também o conhecimento humano proporciona significativamente, informações referentes a ordem cientifica, religiosa, moral, estética etc., que são ideias universais e intangíveis, princípios gerais e independentes, regras necessárias, que possuem características diferentes do conhecimento obtido por meio dos sentidos e da imaginação.
4. Cabe ao filósofo, caracterizar e classificar os tipos de conhecimento. Durante a história da filosofia, foram reconhecidos pelos filósofos dois tipos de conhecimento, sensível por imagem direta ou indireta, e intelectivo pelo raciocínio ou pela visão. Alegavam também que a mente humana não possui conhecimento intuitivo. Alguns filósofos baseavam-se apenas na forma do conhecimento sensível e outros na forma do conhecimento intelectivo.
5. O conhecimento origina-se a partir do sujeito e do objeto, e como alguns filósofos divergiam em suas formas de obter o conhecimento, geravam duvidas sobre a verdade.
6. O valor do conhecimento é a obtenção da verdade. Os filósofos do ceticismo, examinavam o conhecimento e as percepções de forma critica, acreditavam que o homem não podia mais chegar com segurança a verdade. O filósofo Mondin considerava possível resgatar da duvida o conhecimento de ordem