Glândulas
C.E. Antô?nio Figueira de Almeida
Niló?polis, 15 de maio de 2013
Disciplina: Biologia Prof.: Ruth Maria
Turma:2006
Alunos:
Lucas G. Godoy Nー:20
Marcella dos Santos Nー:36
Lorrane Lopez Nー:10
Rafael Santiago Nー:37
Luan Santiango Nー:
Seminário - Glândulas
* OVÁRIOS
Forma e localização: Os ovários são órgãos pares que, na mulher adulta, apresentam a forma de amêndoa, localizados na cavidade pélvica, lateralmente ao corpo do útero. Estão presos na porção posterior do ligamento largo do útero pelo mesovário, sendo caudais às tubas uterinas.
Hormônios da glândula: Os ovários secretam dois tipos de hormônios: estrogênio e progesterona. O estrogênio promove desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas, a fase proliferativa do ciclo menstrual, oogênese e ovulação e muitas mudanças durante a gravidez. A progesterona promove a fase secrecional (lútea) do ciclo menstrual, preparação do útero para gravidez e preparação das mamas para lactação. O treinamento intenso, pode diminuir muito a porcentagem de gordura diminuindo a produção de esteróides (estrógeno e progesterona) não ocorrendo o espessamento do endométrio (parede interna do útero) e a menstruação (amenorréia atlética). Também pode ocorrer a esterilidade temporária.
Função dos Hormônios no corpo: Os dois hormônios ovarianos, o estrogênio e a progesterona, são responsáveis pelo desenvolvimento sexual da mulher e pelo ciclo menstrual. Esses hormônios, como os hormônios adrenocorticais e o hormônio masculino testosterona, são ambos compostos esteróides, formados, principalmente, de um lipídio, o colesterol.
- Funções do Estrogênio: o estrogênio induz as células de muitos locais do organismo, a proliferar, isto é, a aumentar em número. Por exemplo, a musculatura lisa do útero, aumenta tanto que o órgão, após a puberdade, chega a duplicar ou, mesmo, a triplicar de tamanho. O estrogênio também