Glossário - epidemiologia
Coorte
Qualquer grupo definido de pessoas selecionadas, tendo em vista um propósito ou estudo especial.
Doença
Alteração ou desvio do estado de equilíbrio de um indivíduo com o meio. Processo que conduz a uma perturbação da estrutura ou da função de um órgão, ou de um sistema ou de todo o organismo ou de suas funções vitais.
Ecossistema
O meio ambiente que cerca espécies, populações ou indivíduos, mantendo relações dinâmicas com estes.
Endemia
Qualquer doença espacialmente localizada, temporalmente ilimitada, habitualmente presente entre os membros de uma população e cujo nível de incidência se situe nos limites de uma faixa endêmica. Presença constante de uma doença ou de um agente infeccioso em determinada área geográfica.
-Hiperendemia: transmissão intensa persistente
-Holoendemia: alto nível de infecção que começa no início da vida e afeta a maior parte da população
Endemicidade
Refere-se à intensidade do caráter endêmico de determinada doença, em determinado lugar e intervalo cronológico.
Epidemia
Alteração, espacial e cronologicamente delimitada, do estado de saúde-doença de uma população, caracterizada por uma elevação progressivamente crescente, inesperada e descontrolada dos coeficientes de incidência de determinada doença.
Epidemiologia
Ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinanates das enfermidades, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças.
Estudo caso-controle
Estudo para se abordar associações etiológicas com doenças de baixa incidência. Incia-se pelos doentes identificados, estabelece controles para eles e procura reconhecer os níveis de exposição ao suposto fator de risco.
Estudo de coorte
Estudo capaz de abordar hipóteses etiológicas produzindo medidas de incidências e medidas diretas de risco. Parte