Glossário com termos técnicos de design
Nº.: 32
2º DIA
Nome: Sarah de Marcos Veiga
Nº.: 32
2º DIA
Glossário,
Estilos e Tendências
Glossário,
Estilos e Tendências
No final do seculo passado, enquanto a maquina ameaçava em uniformizar o mundo, o homem reagiria imprimindo em tudo sua marca pessoal. É assim, em resposta aos grandes momentos historicos, que nascem os estilos, variando de acordo com a evoluçao das tecnicas e das condiçoes geograficas de cada país. Para os estudiosos, um estilo só é legitimo quando compreende a arquitetura, as artes, a decoraçao o mobiliario e os objetos. As formas de ambientaçao que conhecemos – clean, contemporania, etnica e outras – podem ser classificadas como tendencias. A seguir alguns estilos e tendencias:
* Art Nouveau (pron. Ar-nuvô): Nome com que o Modernismo se consagrou na França, a partir de 1890, usando elementos do clássico e do barroco, linhas ondulante e temas vegetais. O estilo queria eliminar a distinção entre as “belas artes” (... pintura, escultura,...) e as “artes aplicadas”, entre elas a decoração.
* Art Déco (pron. ar-decô): caracteriza-se por linhas aerodinâmicas. Formas geométricas e cores vivas. Começa no entre guerras (1918-39) e convive com Le Corbusier e a Bauhaus. Os receptores de rádio foram a marca registrada da época.
* Bauhaus: formas geométricas e simples são caracterizadas deste estilo formado por Walter Gropius, na Alemanha em 1919. Estilo com forte influência sobre o desenho industrial do séc. XX, o Bauhaus herdou conceitos do Funcionalismo, valorizando a praticidade e a beleza.
* Clean: do inglês, limpo. Princípio de decoração contemporânea, que elege a simplicidade e abandona detalhes desnecessários.
* Clássico: peças que nunca saem de moda. Móveis e objetos com linhas simples, funcionais e sóbrias. Pode ser representado por móveis antigos ou contemporâneos.
* Colonial: corresponde ao barroco europeu. Na época, o Brasil era colônia e esse estilo se