Termos Técnicos para Lavra Subterrânea
A ficha terminológica se inicia na língua em que se está lendo. Foi indicado para cada termo pelo menos uma fonte (referência e página). A fonte define o contexto da definição. O nosso é a lavra subterrânea, a mecânica das rochas.
[ING] adit
{DOC} Adit: a horizontal or nearly horizontal passage driven from the surface for the working or unwatering of a mine.
{REFBIBLI} Hustrulid, 1982, p.88
A fonte da definição pode estar no próprio DOC, como nesse exemplo; pode estar em glossário de outro livro-texto (Hartman, 1987, a partir p. 283; Hustrulid, p. 88; Gerstch, p. 46, Lewis, p. 19, Shevyakov, p.15 etc) ou outro glossário em inglês (Campos, Lapedes, Bickel, Douglas, Trush, Webster, Sell etc). Ou ainda numa norma terminológica da ABNT. Todas as referências estão disponíveis no DEGEO-DEMIN ou EM ou ainda na biblioteca particular do professor.
{DEF} A horizontal or nearly horizontal passage driven from the surface for the working or unwatering of a mine.
{REFBIBLI} Trush, 1990, p. 12
Passa-se então à língua do pesquisador.
[POR] ádito
A definição pode ser uma tradução da DEF em inglês e outra de glossário em português (Campos, IBRAM, APEMI, Silva, G. etc) ou de dicionário (Furstenau) ou ainda tradução de outra língua, como do espanhol (Urbina, p. 64; Novitzky, 1975). Ou ainda no glossário da disciplina disponível para cópia, anotado como NA J. Margarida.
{DEF} Galeria sensivelmente horizontal, com uma extremidade na superfície, para ventilação, drenagem ou função secundária quanto ao transporte e acesso.
{REFBIBLI} NBR 10182/1988 - ABNT
{DEF} Passagem horizontal direcionada a partir da superfície para lavrar ou drenar uma mina.
{REFBIBLI} Trush, 1990, p. 12
A partir das definições obtidas, o pesquisador faz a sua, optando, fundindo e/ou melhorando a definição, a partir do seu conhecimento da área.
{DEFPROP} Galeria sensivelmente horizontal, com uma extremidade na superfície, utilizada para ventilação,