Glossario Liberalismo
DISCENTE: Júlia Perrone Medina
DOCENTE: Prof. Dra. Regina Laisner
DISCIPLINA: Teoria Política
CURSO: Relações Internacionais – 2º ano (Vespertino)
Glossário (autores liberais)
É possível, de uma maneira geral, afirmar que para os autores do bloco político liberal prevaleceria a ideia de liberdade individual, tendo essa como um valor a ser priorizado. A igualdade se daria no âmbito político, com a participação direta ou indireta dos indivíduos. E isso, manteria um estado de justiça na sociedade.
O autor liberal Joseph Schumpeter critica a ideia de democracia clássica, o conceito de bem comum e de vontade do povo. O autor afirma que os indivíduos não desejariam um bem comum unificado, já que diferentes pessoas e grupos de pessoas têm diferentes vontades e preferências. Como as vontades dos indivíduos são muito divididas, as decisões políticas nunca se conformariam com “o que o povo realmente quer”, impossibilitando a democracia de massas. Por isso, Joseph Schumpeter assegura que a democracia seria o exercício da vontade da maioria. Não obstante, diz que o exercício da política não seria feito pela maioria, mas sim por uma minoria, uma elite detentora de um pensamento racional, mais organizada do que as massas, e mais aptas a práticas políticas. Assim, a democracia não seria do povo, mas sim para o povo. Esse exerceria sua liberdade individual através do voto, produzindo um governo que vai ao encontro de suas vontades e preferências. Esse voto seria disputado pelas elites, que competem pelo poder político.
Tendo isso em vista, os conceitos de liberdade, igualdade e justiça, para Schumpeter, estão todos vinculados ao método democrático, no qual o povo exerceria seu poder de tomar uma decisão política, tendo a oportunidade de escolher seu representante. Seria através do exercício da democracia que os indivíduos teriam a liberdade individual