Globo ocular
Embora pequeno no tamanho, o olho é um órgão muito complexo. O olho tem aproximadamente 2,54 cm de largura, 2,54 cm de profundidade e 2,3 cm de altura. Tem formato esférico. Situa-se Na cavidade dos ossos frontal, zigomatico, e maxilar. E é constituído por três camadas: Esclerótica, Coróide e Retina.
As Três Camadas:
Esclerótica: é a membrana interna mais resistente do globo ocular, formando o conhecido branco do olho.
Coróide: é uma membrana intermediaria, de cor escura e rica em vasos sanguíneos. É Nela esta localizada a Iris e o Corpo ciliar
Retina: é a membrana externa do olho. Na parte posterior apresenta uma cavidade ocular denominada mancha amarela. Nela existem as células fotossensíveis, que são de dois tipos: os cones e os bastonetes.
A Mancha Amarela:
É um ponto ovulado de cor amarela junto ao centro da retina . Tem um diâmetro de cerca 1,5 mm, tem duas ou mais camadas de células ganglionares. É nela que se encontra a maior densidade de células cones do olho, Essa alta densidade de cones faz com que a mácula seja o ponto do olho onde enxergamos com a maior clareza e definição. Porém, a grande quantidade de cones traz como consequência uma menor densidade de bastonetes.
Estrutura Ocular:
CÓRNEA: É uma membrana transparente, localizada na frente da Íris. Tem como função, permitir a entrada de raios de luz para dentro do olho. ÍRIS: Disco colorido com um orifício central (chamado de PUPILA). Sua função é controlar a quantidade de luz que entra no olho: - ambiente com muita luz = faz contrair a pupila; - ambiente com pouca luz = faz dilatar a pupila. CRISTALINO: Se localiza atrás da Íris. Sua função é a de focar os raios de luz para um ponto certo na retina. RETINA: responsável pela formação de imagens. Localizada na porção interna do olho, onde se encontram os:
CONES: responsáveis pela visão central e de cores e os
BASTONETES: responsáveis pela visão periférica e noturna. Sua função é transformar os