Globalização
A globalização é um processo de integração econômica entre países, que os torna ligados, unidos e dependentes na livre circulação de produtos, serviços, de capitais (dinheiro), de pessoas, de ideias e tecnologias. Este seria um conceito clássico sobre o que é globalização, mas para entender esse processo será necessário refletir ainda mais.
Podemos dizer que a globalização começou com as Grandes Navegações que deram a oportunidade a Europa iniciar uma forte relação comercial e cultural com o mundo e descobrir novos continentes. Estudos teóricos concluíram que o fenômeno da globalização resulta de três aspectos ou forças poderosas: a revolução tecnológica, a interdependência dos mercados financeiros em escala planetária e a formação de áreas de livre comércio. Portanto, a globalização é o processo de integração do espaço mundial caracterizado pelo fluxo intenso de capitais, serviços, produtos e tecnologias entre os países, o que resulta num mundo interligado por transações econômicas que movimentam capitais volumosos.
Globalização - vantagens e desvantagens
Como muitos outros fenômenos de elevada complexidade, a globalização apresenta vantagens e desvantagens. A globalização foi importante no combate à inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos importados. O consumidor teve acesso a produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, assim como produtos nacionais mais acessíveis e de melhor qualidade. Outra vantagem é que a globalização atrai investimentos de outros países, traz desenvolvimento tecnológico, melhora o relacionamento com outros países, potencia as trocas comerciais internacionais, e abre as portas para diferentes culturas.
Por outro lado, uma das maiores desvantagens da globalização é a concentração da riqueza. A maior parte do dinheiro fica nos países mais desenvolvidos e apenas 25% dos investimentos internacionais vão para as nações em desenvolvimento, o que faz disparar número de pessoas