Globalização
Demétrio Magnoli define globalização desta forma: "Globalização é o processo pelo qual a economia-mundo identifica-se com a economia mundial. Ou, dito de outro modo, é o processo pelo qual o espaço mundial adquire unidade." (MAGNOLI, 2004, p. 11). Bem, como podemos ver a concepção de Magnoli sobre globalização é puramente econômica, o que constituí um grave problema no âmbito histórico-geográfico, limitarmos globalização como um simples fator econômico, é esquecer ou fazer esquecer os seus efeitos culturais, ou como alguns o chamam de invasão cultural.
Já Carlos Walter traz uma definição mais branda quanto a globalização, ele diz: "A ideia de globalização como superação das fronteiras e das barreiras locais e nacionais." (WALTER, 2006, p. 14).
Alguns teóricos como é o exemplo de Carlos Walter, entende que o processo de globalização começou com o feito das grandes navegações, e após isto iria passar por diversas mudanças em sua estrutura, mudanças essas que acompanharam as evoluções do capitalismo. Sobre este fato ele afirma: “Poderíamos localizar nessa data o início do processo de globalização. A partir dali, sem dúvida, passamos a ter uma história e uma geografia verdadeiramente mundiais, cada vez ais se impondo às histórias regionais ou, pelo menos, as condicionais." (WALTER, 2006, p. 24).