Globalização
A globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados. A característica mais marcante desse processo é a universalização da produção, da circulação, da distribuição e consumo de bens e serviços. A partir da década de 70, esse processo acelerou-se principalmente devido ao desenvolvimento de novas tecnologias. As áreas de comunicação e informática foram as mais aprimoradas nesse tempo. Com isso, possibilitaram a rápida troca de informações entre os povos. Esses avanços tecnológicos são resultado da ação de grandes empresas que financiam as pesquisas. A informatização barateia o custo de produção nas fábricas.
A concorrência de um mesmo segmento, atuando na mesma região, vendendo os mesmos produtos, vem se tornando cada vez mais insustentável e, como consequência, ocorrem as fusões, incorporações, parcerias estratégicas, ou a busca de novos ares, novos mercados, outros países, a chamada globalização. As empresas são obrigadas a disputar cada cliente, cada venda.
Ampliação do setor de serviços
O desempenho das atividades relacionadas ao setor de serviços requer profissionais com mais elevados níveis de capacitação técnica do que os dos demais setores. Isso significa que os processos de seleção deverão tornar-se mais aprimorados, para garantir às empresas o suprimento de pessoal habilitado em seus quadros. Prevê-se também que os gastos com programas de capacitação de pessoal deverão aumentar significamente. Muitas empresas, precisarão adequar-se as constantes alterações do mercado.
Diversificação da força de trabalho
A presença da mulher no mercado de trabalho vem aumentando significamente. Deve-se a elevação de seu nível de qualificação profissional.
Alteração da jornada de trabalho
Extinção de empregos na indústria e na agricultura. A implantação de novas tecnologias na produção de bens e serviços implica a redução de postos de