globalização
b) A Globalização como um fenômeno associado ao surgimento dos Estados e de suas estratégias políticas e comerciais diante do modo de produção capitalista.
c) A Globalização como conseqüência do desenvolvimento do capitalismo.
Não há um consenso a respeito do surgimento da globalização. Alguns estudiosos falam dos anos de 1980, quando os governos começaram a implantar o programa econômico neoliberal, abrindo suas portas à entrada do capital e das mercadorias estrangeiras. Uns acreditam que com a decadência do regime comunista e o surgimento de outros países inicia-se o processo de globalização. Outros acreditam que a origem da globalização remonta à segunda metade do século XIX, aproximadamente, quando as grandes economias capitalistas iniciaram a primeira grande onda de investimentos no exterior, inaugurando o que se chamou de imperialismo. Finalmente, para outros estudiosos, a globalização é um fenômeno bem mais antigo, que surgiu com as grandes viagens marítimas dos séculos XV e XVI, a partir das quais exploradores, burgueses e governantes europeus submeteram as terras conquistadas do chamado Novo Mundo à dinâmica da política econômica mercantilista, integrando colônias e metrópoles no comércio mundial.
A comunicação entre os países decorrente da intensificação das relações comerciais foi fundamental.
Quando as primeiras relações comerciais se iniciaram, quando as trocas foram substituídas por moedas, cada localidade começa a se proteger, as cidades se fortalecem e se fortificam, e ao longo do tempo após lutas e guerras, alianças entre cidades, começa a surgir mesmo que de forma precária um modelo de Estado.
Um pouco mais recente, os países do Leste europeu lutaram por sua independência para fugir da opressão do regime comunista, mas também para desfrutar da liberdade capitalista, um mundo globalizado que seduzia e ainda seduz, por suas facilidade e multiplicidades. A