globalização
E para garantir preços baixos, lançaram-se ao mar em busca de novas rotas que o levassem direto ao produtor no caso às Índias, para evitar os Árabes, que atuavam como intermediários encarecendo os produtos. Mas o que era para ser um circúlo virtuoso, gerando integração entre as nações acabou se tornando dominação e escravidão o que causa reflexo até hoje no mundo contemporâneo.
O que gera pobreza e lutas conflito entre povos da mesma nação, por motivo religioso ou étnico. O texto abaixo demonstra isso.
Fonte:http://www.mundoeducacao.com/geografia/os-conflitos-na-africa.htm
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco em Geopolítica
A análise dos motivos que desencadeiam os conflitos armados no continente africano necessita de uma abordagem histórica, pois o processo de colonização e independência dos países africanos interferiu diretamente na organização social da população. A intervenção colonialista, principalmente no fim do século XIX e início do século XX, modificou a estrutura organizacional dos grupos étnicos africanos.
Durante a ocupação dos europeus na África, a divisão territorial do continente teve como critério apenas os interesses dos colonizadores, não levando em conta as diferenças étnicas e culturais da população local. Diversas comunidades, muitas vezes rivais, e que, historicamente viviam em conflito, foram colocadas em um mesmo território, enquanto que grupos de uma mesma etnia foram separados. Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), iniciou-se o processo de