Globalização
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? A Globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e principalmente político entre diferentes países.
ONDE SURGIU? O conceito globalização surgiu em meados da década de 1980, a qual vem a substituir conceitos como internacionalização e transnacionalização, porém se voltarmos no tempo podemos observar que é uma prática muito antiga. A humanidade desde o início de sua existência vem evoluindo, passou de uma simples família para tribos, depois foram formadas as cidades-estado, nações e hoje com a interdependência de todos os povos do nosso planeta, chegamos a um fenômeno natural, denominado de "aldeia global".
POR QUÊ? O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.
“O benefício maior do intercâmbio econômico entre as nações, mais do que o fato de ele possibilitar aos países obterem produtos que eles mesmos não conseguiriam produzir , está no emprego mais eficiente das forças produtivas do mundo.”
JOHN STUART MILL
Principles of political economy
FATORES DETERMINANTES DAS TROCAS INTERNACIONAIS
As redes internacionais de intercâmbio econômico estabelecem-se a partir de duas grandes categorias de fatores determinantes:
1- As Diferenças na Dotação de Recursos Naturais entre os Países:
Área territorial: dimensões e características.
Diversidade do fator terra.
Ocorrências localizadas.
Entre os fatores determinantes das redes internacionais de trocas, um dos que têm mais alta relevância é a diversidade com que se apresentam nos diferentes países os elementos de que se constitui o fator terra – solo, o subsolo, a pluviosidade, o clima, a flora e a fauna.
2- As Assimetrias em Atributos