Globalização
O interesse público refere-se ao "bem geral". O interesse público é um conceito para a política, a democracia e a natureza do próprio governo, que nos representam e defendem os nossos direitos internos e externos, como, a quebra de fronteiras que gerou uma expansão capitalista fazendo possível realizar transações financeiras e expandir os negócios com o mundo.
O direito internacional consiste em normas que governam as relações entre os Estados, mas compreendem também normas relacionadas ao funcionamento de instituições ou organizações internacionais, a relação entre elas e a relação delas com o Estado e os indivíduos.
Interligando Globalização, interesse público e direito internacional pode-se observar que todos estão ligados diretamente. Através da Globalização surgiu o interesse público de expandir, de fazer o “bem geral” para sua nação, tornando as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas, tornando-as, mais competitivas e internacionalizando seus produtos e empresas. Para um país expandir no mercado internacional precisa-se ter conhecimento de seus direito internacionais. Então, o interesse público internacional toma conhecimento de normas e leis que regem os direitos internacionais como cidadãos, como empresa, produto, estado e país.
Essa integração mundial, através da globalização, requer regulamentação efetiva e específica a respeito das normas internacionais que priorizem e levem em consideração o interesse público internacional, como por exemplo - a proteção universal dos diretos humanos, como a ONU que preza pela Paz mundial.