globalização
Este artigo busca mostrar a importância da globalização como responsabilidade da gerência de produção no século XXI.
Visa também mostrar que, o gerente de produção, é também um agente de transformação e, como tal necessita de um novo perfil caracterizado pela necessidade emergente de mudar a sua maneira de vislumbrar o processo de aprendizagem como uma forma de atualização e requalificação profissional, passando a concebê-la como um instrumento de renovação de seus conhecimentos que ocorre no dia-a-dia das organizações. Assim, torna-se importante fazer uma análise de como esse profissional pode se tornar o principal elemento capaz de manter as organizações competitivas e rentáveis, através da gestão do conhecimento, utilizando-se das novas tecnologias de informação como verdadeira aliada.
Em qualquer profissão, é necessário que os profissionais sempre estejam à frente de seu tempo, de maneira a enfrentar a concorrência de onde quer que venha.
Consequentemente, isso também se aplica às funções do gerente de produção, peça fundamental para o bom funcionamento das empresas inseridas no sistema global de acumulação capitalista.
Palavras-chave: 1. Globalização; 2. Tecnologia; 3. Informatização; 4. Competitividade
Características Gerais
O processo de globalização está trazendo profunda transformação para as sociedades contemporâneas. O acelerado desenvolvimento tecnológico e cultural, principalmente na área de comunicação e informação, caracteriza uma nova etapa do capitalismo, que coloca novos desafios para o homem contemporâneo. Cultura, mundo do trabalho, educação, etc. sofrem as influências de um novo paradigma, devendo-se adequarem ao mesmo.
No que tange à gerência de produção, esse profissional deve ficar atendo às mudanças provocadas pela globalização, para que ele possa não só atender aos requisitos do mercado atual, mas também atuar como cidadão no mundo globalizado. Hoje, o profissional que não se recicla,