globalização
A globalização é um processo de interação e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações. Processo esse impulsionado pelo comércio e investimento internacionais, com o auxílio da tecnologia de informação.
Este processo tem efeitos sobre o ambiente, cultura, sistemas políticos, desenvolvimento económico e prosperidade. A política e a evolução tecnológica das últimas décadas têm impulsionado aumentos no comércio transfronteiriço. O investimento e a migração têm aumentado de tal ordem que muitos observadores acreditam que o mundo já entrou numa nova fase qualitativa quanto ao seu desenvolvimento económico.
Vantagens da Globalização:
- A abertura foi fundamental no combate à inflação e para e modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado, podendo assim contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade.
- A globalização é que ela gera empregos, investimentos externos, traz tecnologias, melhora a relação do pais com os outros países, ajuda o país a participar das trocas comerciais, traz cultura de outros lugares.
Desvantagens da globalização:
- A necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas.
-Desvaloriza a cultura nacional, faz com que as transnacionais se instalem em outros países pobres, explorando a matéria-prima abundantemente e pagando mão-de-obra barata.
Demonstração da Globalização no nosso dia-a-dia
“Hoje o longe tornou-se perto e o muito longe tornou-se muito perto.” Ou seja, hoje em dia podemos viajar para qualquer lado em poucas horas, a preços baixos (low cost), quando antigamente era considerado um luxo viajar. Hoje em dia todos nos temos telemóvel, mais do que um computador,